Reprodução assexuado e sexuado
Diferença entre reprodução sexuada e assexuada

→ Reprodução sexuada e assexuada
Partenogênese: Processo em que as fêmeas produzem descendentes a partir de óvulos que não foram fecundados. É um tipo observado em abelhas.
Fragmentação: O indivíduo fragmenta-se em porções que se regeneram e dão origem a outros indivíduos. Podemos observar esse processo em estrelas do mar.
Brotamento: Surgem brotos no organismo que dão origem a outro. Esse broto pode se soltar ou permanecer ligado, formando, nesse caso, colônias. É o que ocorre com as hidras, por exemplo.
Divisão binária, bipartição ou cissiparidade: O organismo divide-se ao meio, originando dois. Pode ser observado em bactérias.
Processo de divisão binária de um organismo
- Divisão múltipla: Ocorre uma divisão que dá origem a várias células-filhas. Pode ser verificada em alguns protozoários.
- Propagação vegetativa: Reprodução das plantas que é facilitada ou induzida pelo ser humano e ocorre a partir do plantio de porções do vegetal.
Podemos perceber, portanto, que a reprodução sexuada e assexuada apresentam diferenças. Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

Comentários
Postar um comentário